quarta-feira, maio 24, 2006

[56 / Cat’s Negativity]

Mas nem tudo foi brilhante. Pelo menos isso foi explícito nos minutos finais do Enterro.
Já tinha nascido o sol. Saí acompanhado de uma amiga de curso, só que houve uma altura em que ela teve de atravessar uma estrada para seguir em direcção ao prédio dela, e eu mantive-me no passeio onde caminhava. À medida que ia reduzindo a distância que me separava de casa, vi que à minha frente seguiam várias pessoas: três rapazes a poucos passos à minha frente e outras pessoas bastante mais avançadas no caminho.
Como estava a andar a um passo mais acelerado que os três rapazes, é natural que os tenha ultrapassado naquela rua com árvores que separa a Universidade do Minho do recinto do Enterro.
Segundos depois constatei que um desses rapazes estava já a caminhar à minha frente. Foi nesse momento que senti um abraço. O meu primeiro pensamento era de que estava a ser abraçado por alguém que me conhece, mas à medida que inclinei a cabeça para olhar para trás, ouvi uma voz masculina irreconhecível. As palavras proferidas pela voz foram “passa”, “para”, “cá”, “a” e “carteira”.
Tornou-se claro. Estava a ser roubado pelo grupo que há segundos atrás tinha ultrapassado.
O abraço nunca o foi. Traduziu-se numa técnica que reduzia a minha mobilidade. Enquanto me debatia, o terceiro elemento retirou-me agilmente a carteira do bolso. Notava-se que havia hábito naqueles gestos. Ainda não tinha começado a dizer que tinha gasto todo o meu dinheiro nas barracas do recinto e já a minha carteira estava aberta, com dois dedos a vasculhar por entre os papéis que lá estavam depositados.
Eles perguntaram pelo dinheiro. E eu continuava a responder que queria a MINHA carteira e que gastei o dinheiro todo nas barracas. Agitava-me de modo a tentar chegar perto dela, mas não conseguia tocar-lhe.
Houve um truque (não intencional) que jogou a meu favor. Não o vou revelar porque não faço ideia de quem algum dia poderá ler estas linhas.
O rapaz que segurava na carteira e procurava pelo dinheiro desistiu de o fazer e devolveu-ma. O rapaz que inicialmente vi a ultrapassar-me nunca me tocou. O rapaz que me tinha agarrado estava agora a dizer-me “Então quero o telemóvel.”.
Levei a mão ao bolso e fiz força para não deixar entrar a mão intrusa.
O revisor da carteira limitou-se a dizer “Deixa-o ir.”. Apesar desta frase mágica, o terceiro elemento não obedeceu e continuava a forçar o meu bolso. Ele estava a ficar para trás porque os outros dois já seguiam caminho à minha frente. Desistiu, não sem antes me tocar com o punho semi-fechado pelo queixo e dizer “Põe-te fino.”.
Passei instantaneamente para o outro lado da estrada e senti-me ridículo por caminhar paralelamente a eles naquela estrada. Dei meia volta e decidi tomar o percurso existente dentro das fronteiras da universidade.
Quando tive oportunidade, olhei para a estrada para tentar memorizar aquelas três caras, só que nunca mais as vi…


E agora pergunto-me: com que legitimidade alguém comete um acto destes? Que frieza tiveram de adquirir para fazer disto um estilo de vida? Não têm noção do impacto que poderiam ter provocado caso eu tivesse maior vulnerabilidade? O que teria acontecido se tivessem escolhido alguém altamente vulnerável? A partir de que momento se deu a viragem entre a fase em que viam os ladrões como pessoas más (certamente já possuíram um dia esta opinião de quem rouba, nem que seja nos tempos de infância em que viam desenhos animados) e o momento em que se dedicaram ao primeiro roubo? O que os leva a ingressar numa actividade tão desprovida de honra e prestígio?
Uma tremenda falta de respeito pelas histórias de vida/sonhos/objectivos/fraquezas/ilusões de quem abordam…

5 comentários:

Anónimo disse...

Descobri este blog por acaso, bem podes agradecer a uma amiga pela publicidade que te faz... Não podia deixar de fazer um pequeno comentário. Antes de mais, queria dizer que lamento a experiência que tiveste. Pelo que percebi, apesar de tudo, ainda tiveste alguma sorte, não levaram nada. Espero que “...tocar com o punho semi-fechado pelo queixo...” não seja um eufemismo. Deixaste-me foi curioso com o truque que jogou a teu favor. Nunca se sabe se algum não irei “ingressar numa actividade tão desprovida de honra e prestígio”, por isso convém ir aprendendo alguns truques.

Mas foi o teu comentário final que mais me chamou a atenção. Realmente é verdade... esse gajos são... pessoas... eles já foram bons, que mais não fosse quando eram bebés... ou será que nessa altura já eram maus? Será que já roubavam as chupetas aos outros bebés? Uma questão genética? Influência do meio?

Desculpa se estou, de certa forma a brincar com a situação, imagino que não tenha sido nada agradável.

psychotic disse...

Olá!
Que amiga te fez chegar a este local virtual? =)

"...tocar com o punho semi-fechado pelo queixo" não é um eufemismo. Por acaso foi apenas isso que aconteceu, se bem que fiquei a sentir aquele toque durante uns quinze segundos, mesmo depois de a mão se ter afastado.

Quanto ao truque, só posso dizer uma coisa: tinha dinheiro na carteira. Não tinha gasto um cêntimo naquela noite.

Sou um leigo quanto a essa matéria, mas nestes casos o meu voto pende maioritariamente para o lado da influência do meio.

Anónimo disse...

Encontrei esta frase no profile de uma amiga:

"Go read and bow before a superior intelligence~_~: www.sensibilidadesplausiveis.blogspot.com"

Maldito hi5... às vezes assusta-me o seu poder!! De qualquer forma, neste caso, levou-me de encontro a um blog bastante interessante. Parabéns!

Anónimo disse...

Ah!!!! Eu sou o Anonymous de cima. É que eu costumo usar um dos dois nicks, ou Anonymous ou Viper. Ainda estive para usar Simon, acho que soava bem: "Simon Said..." mas depois acabei mesmo por ficar por viper.

psychotic disse...

Viper/Anonymous/Simon:
bem-vindo! :)
Sim, o Hi5 tem um poder inegável... Aliás, foi através dele que (re)conheci a amiga que tem essa frase no profile dela. Bem... Por acaso até foi ao contrário: ela é que me reconheceu a mim. Lol.

Joana:
um roubo como esse assusta-me porque nunca se sabe quais as motivações de quem comete este tipo de crimes recorrendo a armas.
Fico contente pela tua fuga aparentemente impossível (já que ele também te tinha "abraçado").
Já há silent discos?!? Ena! Eu quero ir! Adorava experimentar. Ia deleitar-me com a diferença de ritmos e movimentos que iria observar por lá. Os meus gestos iriam incriminar rapidamente o estilo de música que eu levaria na minha playlist: techno de qualidade. Hehehe!