sábado, janeiro 28, 2006

[19 / Lost In Rotation]

E se um dia formos capaz de saltar, mantermo-nos a levitar e esperar (pacientemente) que o movimento de rotação da Terra nos leve a lugares longínquos?
Esse fenómeno fazer-nos-ia percorrer grandes distâncias, não fugindo nós nunca ao minuto de altitude terreste.
Como portugueses, teríamos como primeiro destino certo os EUA.
De um modo mais específico, eu como vianense, teria acesso a uma free ride aos EUA, Japão, Coreia do Norte, China, Quirguistão, Uzbequistão, Cazaquistão, Turquemenistão, Azerbeijão, Rússia, Geórgia, Turquia, Grécia, Bulgária, Macedónia, Albânia, Itália e Espanha.
O mais fascinante de tudo isto é pensar que poderia visitar facilmente a cidade de Nova Iorque. Mas depois surgiu-me a dúvida: qual a cidade mais indicada para isso: Viana ou Braga?
A resposta surpreendeu-me. O local ideal é mesmo a zona norte da ria de Aveiro...
Se eu partisse de Viana, iria ter directamente a Massachussets...

Ou talvez estes cálculos estejam todos errados porque me baseei em mapas planos que desrespeitam a inclinação da esfera terrestre...

4 comentários:

Unknown disse...

Se tu satasses e ficasses a levitar, infelizmente, a inércia faria com que continuasses a viajar com a Terra, apenas te movendo ao sabor do vento. Não sairias de Viana, certamente... ;) Esqueceu-se das leis da física??!! AI:)

psychotic disse...

Lol!
Ok, vamos fazer de conta que eu saltava e levava comigo um aparelho "anti-inércia"! :p
Lol.

joui disse...

E se a Terra decidisse, nessa precisa altura, girar no sentido contrário?
E se ela decidisse, até, em vez de girar na horizontal, começar a fazê-lo na vertical?

psychotic disse...

Lol.
Se isso acontecesse, então este post seria ainda mais complexo.
Lol.

E se o fizesse na diagonal? Lol.