segunda-feira, novembro 28, 2005

[6 / Schedules Of Reinforcement]

O teu senso comum (ao nível da Psicologia da Aprendizagem) está a matar-me...
Porque me dás reforço intermitente?...
Se me desses reforço contínuo eu saberia extinguir a minha resposta (procurar o teu olhar) mais rapidamente...
Mas com esse reforço intermitente (responder ao meu olhar de vez em quando), não vou saber que (ou mesmo se) iniciaste um processo de extinção (deixar de responder ao meu olhar)...
Expões-me a um programa de razão variável... E eu não vou saber quantas respostas vão ser precisas para o surgimento do novo reforço, pelo que estimulas (talvez inconscientemente) a minha resposta de procurar o teu olhar...

1 comentário:

Bia disse...

Perfeito o seu post, amigo, fazendo alusão a comportamental.
lembre-se, que pelo olhar da teoria, se vc souber controlar todas as variáveis, pode prever o comportamento do sujeito, ou até mesmo, controla-lo... quem sabe assim, pode receber o olhar dela de volta mais vezes?
Um grande abraço

Bianca